Compañero Diário – Santiago de Cuba

 cuba-433.jpg           cuba-133.jpg           cuba-044.jpg

Depois de uns dias “enamoradas” de Havana resolvemos circular pela ilha, fomos a Varadero (assunto pra outro post)  e Santiago.

                                                   cuba-131.jpg

Santiago é o ninho musical de Cuba, todos os “buena vistas” são de lá, e é lá que se produzem os novos talentos.  Os santiagueros se consideram jamaicanos e alimentam uma rixa ancestral com os habaneros.  O campeonato de beisebol (esporte que eles se gabam de ter inventado) paralisa o país, tanto quanto o brasileirão ou os melhores prélios da Copa América. 

A cidade não é tão amigável nem tão linda quanto Havana, o povo ainda não se acostumou com a nova indústria geradora de divisas, o turismo, e trata o turista como um porquinho de barro recheado de euros: tem que dar uns cutucões pra soltar o dinheiro.  Parênteses: as pessoas designadas para trabalhar com turistas (e consequentemente negociar com aquela moeda híbrida, o “convertible”) tem o nome de “arrecadadores de divisas”.  Em Santiago não se vê táxi oficial nem polícia, eu me senti meio desamparada. 

cuba-445.jpg                   cuba-335.jpg

Estivemos lá durante a parada do 1° de Maio, mas infelizmente não foi possível fotografar, pois eles desfilaram às 5 horas da manhã!!!  Mas deu pra perceber a empolgação do povo.

Santiago é a capital cubana do carnaval, que no calendário deles cai em julho (taí uma boa idéia socialista), evento levado a sério por eles; tão sério que o Fidel aproveitou o frege pra tomar a cidade e começar a revolução por lá, e nem no calor da revolução eles deixaram de brincar o carnaval.

                                     cuba-441.jpg

Santiago foi a capital de Cuba por um longo período, abrigando a sede do governo, que hoje é a Casa de Velázquez, um bem montado museu da colonização, com testemunhos de todos os períodos da dominação espanhola.  A Casa é toda cercada pelas “celosias” (ou muxarabiê, em árabe), aquelas treliças grossas que permitem a quem está dentro enxergar a rua sem ser enxergado. 

Baideuêi, celos são ciúmes ou zêlo.  O público alvo das celosias eram as donzelas de família que deveriam ser preservadas, mas ficavam loucas pra ver o movimento de fora…acho que essa peculiaridade arquitetônica foi uma solução machista pra aplacar a curiosidade de todos os lados!!

                               cuba-119.jpg

Anúncios

Tags: , , ,

3 Respostas to “Compañero Diário – Santiago de Cuba”

  1. Emília Says:

    Meilin, estou adorando a viagem pelo teu blog…a minha vontade de ir a Cuba é grande e já faz um tempo. E exatamente agora, lendo teus posts, tive a idéia de quando ir 😉
    Que bom ter as tuas sensações de Santiago, quero muito ir até lá. Como você fez o trajeto?

  2. Meilin Says:

    Oi, Emília, eu fui de buzão, um ônibus pra turistas, com ar condicionado e banheiro, mas não recomendo, a viagem leva quinze longas horas. Como eu saí de Varadero, preferi não voltar a Havana pra pegar um avião, mas seria menos doloroso. Talvez por isso eu tenha antipatizado tanto com a pobre cidade, foi culpa do cansaço. Aguarde o post das praias, que tem fotos liiiindas. Obrigadinha pela audiência.

  3. Carmen Says:

    Meilin, lindas fotos, mais veo que você lleva en la camiseta, cerca del corazón, los colores y el emblema de la bandera de su país.
    En Cuba, pero el coração en Brasil.

    Meilin, no llegaste a ver ningún cayo???. El cayo de Santa María es el paraíso en la Tierra (si la cadena hotelera Meliá no lo ha edificado todo).
    Un viaje bonito. As pessoas son fantásticas e muito generosas con lo poco que tienen.

    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: