San Andrés subaquática

Capa0

Como não podia deixar de ser, agora que tenho o brevê submarino, fui lá de novo conhecer os peixinhos caribenhos mais a fundo 😳

Mar de sete cores

Mar de sete cores

O hotel foi o mesmo da outra vez, não que seja muito bom, mas a estrutura aquática realmente vale cada centavo pago ao resortão meia boca.  E a piscininha natural do deque continua linda, como o nosso Rio de Janeiro.

hotel luar

deck1

deck2

Repetimos o passeio a Johny Cay e ficamos debaixo d’agua até o momento de voltar pra terra firme.  Aliás, eu repetiria todas as vezes :mrgreen:

mato jc

praia jc

coral jc

cobra jc

Minha dupla de mergulho queria um ponto não muito profundo (problemas auriculares) e com muita vida marinha. 

chita

A claridade da água nem precisou ser mencionada, já que naquela ilha só tem lugares perfeitos (uns vinte!) pra mergulhar.  Escolhemos com a Diver’s Team  os pontos La Piramide e Bajo los Bajos.  É impressionante a quantidade de tons de lilás e roxo que os corais e algas locais escolheram pra se enfeitar.  A combinação com o   turquesa da água é de derreter a paleta de cores do photoshop.

roxo2

roxo1

A ilha é na verdade um coralzão que emergiu há muitos séculos, e o fato de não ter nem um riachinho contribui pra tornar as areias infinitamente brancas e a água caribenhamente turquesa (amo muito tudo isso)

mar turquesa

Essa informação foi dada por nosso personal taxista Asdrúbal, que sublinhou nossos passeios pela ilha com tanguitos lejanos.

taxi

A tentiva de se jogar na balada de San Andrés durante a semana foi decepcionante, tentamos duas buátchis localizadas em hotéis:  Sundeck (estava fechada) e Blue Deep, que não tinha uma criatura viva dentro, nem DJ.  Voltamos pro hotel e até hoje, noveleira que sou, estou preocupada com o destino do delegado (não lembro o nome), mocinho da novela (não sei  o nome) que combatia o tráfico em Bogotá. Quem souber alguma coisa, pelamorde, me conte.

Mas a grande surpresa de San Andrés foi um mergulhinho de snorkel no lugar conhecido como La Piscina, ao qual eu fui o-bri-ga-da a voltar depois.

trampolim

Lá fica a base de lançamento do brinquedo aquanauta, que eu não recomendo: mergulhar com uma bolha de ar apoiada no ombro, ligada à superfície por um tubo com oxigênio, como os antigos escafandros…hum…sei não :~:

piscina

Quando pulamos na água,  Rafael, um nativo simpático, cheio de trancinhas rasta se ofereceu pra nos acompanhar e nos mostrou  um cardume (constelação?) de estrelas do mar, umas duzentas, pelo menos!!!!  A uns oito metros de profundidade (e Rafael fazendo gracinhas lá…) Foi uma das coisas MAIS BONITAS que eu já vi na minha vida!  Pena que as fotos não estejam muito definidas 😦

star1 star3 

raia star

Mas Rafael se jacta de ser o campeão de mergulho em apnéia na ilha 😎

rafael

O lugar é bem profundo ao largo da costa.  Não é uma prainha, mas sim um rochedo mergulhado no mar, onde aparecem mil caverninhas e muuuuitos corais, de todas as cores.

cave

alga

As próximas fotos que deixo aqui são da fera Gina Garcia, mergulhadora, fotógrafa, gracinha e musa dos scubas que aparecem por lá

Gina03

Gina04

Gina06

Gina14

 Gina34

Gina35

Gina41

Gina53

Gina54

Gina74

Gina60

Gina75

Gina57

 

Ops, essa é minha mesmo

Ops, essa é minha mesmo

Mais fotos aqui.

29 Respostas to “San Andrés subaquática”

  1. CarlaZ Says:

    As fotos estão maravilhosas!!! O que são essas estrelas do mar…quero ver também!!!

  2. Arthur Says:

    Oi Meilin, estamos nos complementando, fotos e mais fotos lindas. Acho que até ano que vem a ocupação de hotéis em SA vai aumentar em 500%!
    Acho que o point é a Peatonal (calçadão, em espanhol) que fica à direita do Decameron Aquarium, andando um pouco, depois de uma curva. Lá tem lojas de griffe, bares, restaurantes, caixas eletrônicos, etc. Tipo a rua principal de Porto de Galinhas ou Rua das Pedras em Búzios. Não sei se vcs foram lá. Eu dei uma olhada.
    Bjs!

  3. Meilin Says:

    CarlaZ, a beleza das estrelas é indescritível. Queria muito ter feito uma foto à altura do fenômeno. Nunca tinha visto tantas juntas.
    Arthur, eu só passei no calçadão à noitinha, tomei até um sorvetinho, mas não vi balada não…

  4. Carmen Says:

    BELEZA! que fotos mais lindas!!! Incrível paisagem marinho!!! Isso é o paraíso na mar!!! Eu quero, também, poder olhar issos fundos marinhos… de San Andrés e Johnny Cay…
    Bjs

  5. Piratas do Caribe – Parte 8 « Agora Vai Says:

    […] esse tipo de atividade, devido à rica fauna marinha e águas cristalinas, também mencionado no Pergaminho Eletrônico da Meilin, que está fazendo a cobertura paralela desta viagem . Não há praia, apenas uma escada e um […]

  6. Arthur, Meilin, Carlota e Rafael em San Andrés, Cartagena, Bogotá e Parque Tayrona, na Colômbia | Viaje na Viagem Says:

    […] San Andrés subaquática […]

  7. Mari Campos Says:

    Meilin, que relato delicioso! Amei! E que fotos MARAVILHOSAS!!! Acho que o Arthur tem razao: gracas aos posts de vcs, em breve SA registrara um aumento consideravel na ocupacao hoteleira :mrgreen:
    Parabens!

  8. Lucia Malla Says:

    Adorei a foto das estrelas!! Muito legal esse agrupamento. Parabéns Meilin, uma delícia mergulhar com vc. E San Andrés entrou (claro!) na minha já enorme lista… ai, ai, haja tempo pra tanta viagem. 🙂
    Beijos!

  9. Meilin Says:

    Mari, estou aqui babando com seus relatos “do mundo inteiro”. Que maravilha, hein?
    Lucia, um elogio desse vindo de você que mergulha em tanto lugar bacana é quase um certificado de qualidade!
    Beijos pras duas 🙂

  10. blogdodionisio Says:

    Meilin, parabéns pelo blog. Encontrei passagens ida e volta Bogotá-San Andrés por apenas 70 dólares, pela Avianca, em abril do ano que vem (quando terei férias). Achei uma oferta bem tentadora para quem pode ir a Bogotá com milhas.

    Mas confesso que tenho um pé atrás com relação a San Andrés, porque as fotos que vejo na internet mostram um lugar repleto de gente, muvucado. Não seria uma Porto Seguro ou “galés de Maragogi” versão colombiana?

    Um abraço!

  11. Meilin Says:

    Dionísio, tem bastante gente sim, mas não vi nada parecido com Porto Seguro. Não tem tanta gente na rua, não tem tanta gente nas praias, tem bastante turista passeando de barco, mas sempre em trânsito. Se fosse eu, por U$ 70,00 + milhas, já tava lá, pra mais um mergulhinho. O que vc economizar de bilhete aéreo pague naquele resortão meia boca (o Decameron Aquarium), pq a piscina natural deles vale a viagem. Vai com fé!

  12. blogdodionisio Says:

    Ah, que legal, Meilin. Por este preço dá até para pensar numa extensão a Providência, que parece ser sensacional. E me conta mais uma coisa, por favor: San Andrés é pura natureza, ou tem também o que fazer fora do mar? Minha esposa adora uma lojinha…

  13. Meilin Says:

    Dionísio, acho que Providência é só natureza. San Andrés é só mar, areia branca e um monte de lojinhas de perfumes e eletrônicos, mas cuidado, assim como em Puerto Stroessner tem um monte de “piratas”. Acho que sua esposa vai adorar 😉 não sei se seu bolso tb vai 😆

  14. Arnaldo - FATOS & FOTOS de Viagens Says:

    Bem, eu jamais mergulhei na vida (a não ser em piscina azulzinha como esse mar seu aí) meio pormedo, meio por falta de oportunidade. Mas olhando as fotos e lendo o texto, dá vontade de me “aventurar” em fazer um curso desses bate-pronto só pra ver como me sairia.

    Semrpe ouvi as pessoas que mergulham dizendo que mergulhar é uma experiência quase tãoi magnífica quanto ir pra fora da atmosfera, qual astronautas, porque são dimensões e lugares extremamente diferentes do que os comuns (eu, entre eles) ficam, ou seja, pés na Terra (ou na lama, areia, pedra…)

    Bacana a viagem, bacana o texto e bacanas as fotos dos mergulhos.

    Sucesso!

  15. Meilin Says:

    Valeu, Arnaldo, elogios vindos de você são preciosos. Grande abraço :mrgreen:

  16. Dionísio (www.blogdodionisio.wordpress.com) Says:

    Meilin, tudo bem? Eu de novo…sabes se janeiro é muito cheio, muvucado, em San Andrés? Obrigado.

  17. Meilin Says:

    Dionísio, San Andrés também é muito frequentada por Canadenses, que fogem do gelo de janeiro/fevereiro, mas acho que não chega a juvucar não. Talvez mude um pouco o idioma falado nas ruas, né? Volte sempre 😉

  18. Italo Says:

    Meilin,

    Em primeiro lugar parabéns…suas fotos e comentários são muito legais e úteis para quem vai a San Andrés.
    Gostaria de saber se para fazer os mergulhos em San Andrés é necessário fazer um curso de mergulho aqui no Brasil para ter a carteirinha de mergulhador, ou os mergulhos são mais superficiais e não precisa apresentar a carteirinha?

    Obrigado e grande abraço

    • Meilin Says:

      Oi, Italo, vc não precisa ser certificado só pra descer um pouquinho, pois eles fazem uma operação de “batismo”, ou seja, dão umas instruções básicas, você se acostuma um pouco com o equipamento e depois dão uma descidinha a uns 10 mts de profundidade. Essas fotos todas foram feitas nessa profundidade. E se você se apaixonar perdidamente pelo fundo do mar (e se sentir confortável com aquela traquitana toda), aí sim eu o aconselho a fazer um curso de mergulho. O problema é que o mundo vai duplicar de tamanho, tem muitos outros lugares bacanas pra entrar na listinha de viagens. Um abraço!

  19. Italo Says:

    2 perguntas importantes:
    -sobre a night em san andrés, tem bares, boates, mulherada, pegação, etc^
    -é bom para fazer compras tb:

    Grato

    • Meilin Says:

      Italo, como eu disse num dos comentários anteriores, não achei muita graça na balada, mas para compras é bem legal. Se vc for via Panamá, então vixe, pode estourar o cartão de crédito. Procure também pelo relato do meu amigo Arthur, que tb esteve por lá. O link é http://agoravai.wordpress.com 🙂

  20. Marília Marconi Says:

    Oi, Meilin!! Estava na maior dúvida sobre que cantinho do Caribe explorar e seus posts (e os do Arthu) sobre Cartagena e San Andrés foram decisivos para minha escolha!!! Sábado embarco para lá! Muita expectativa de encontrar lugares tão maravilhosos!

    Parabéns pelo blog, e obrigada pela ajuda! 🙂

    beijos

  21. Meilin Says:

    Maília, que delícia, dá um mergulhão naquelas águas turquesas por mim! Boa viagem e depois conta pra nós 😉

  22. Pousada Morro Sao Paulo Says:

    Uau, o fundo do mar tem belas (e às vezes estranhas também) criaturas. Pena que eu nao mergulhe.

  23. Rodrigo Canda Says:

    Ola. antes de ir em lua de mel para San Andres, entrei em seu site para pegar dicas, alem de agradecer por tudo preciso dizr que preciso voltar, o que gostei tb alem de tudo, foi a volta 360 graus que demos num carrinho de golf que andava 20 km por hora, o que nos proporcionou conhecer inclusive a parte da ilha das mansoes abandonadas devido o confisco do narcotrafico. em suma a ilha e magica!

    precisamos voltar!

    Abracos,

  24. Luciana Says:

    Oi!! Muito bons seus relatos. Vou para Bogotá dia 07/02 e depois sigo viagem até Barranquilla…quero ir a San Andres dia 18/02 e voltar para manaus dia 25/02, mas estou com receio de comprar pacotes pela internet ou de reservar hotel e voo separados…o que vc acha? Preciso muiiiito da sua ajuda, pois essa é a única parte da viagem que eu ainda não fechei e pelo que parece deve ser a melhor parte….rsrs…vc tem uma bomba nas mãos para desativar para mim,….rsrsrs…ou não….rsrs
    Muito obrigada desde já!
    Lu

  25. Meilin Says:

    Luciana, então você vai passar o carnaval em Barranquilla? Promete que me conta como é? Fiquei muito a fim de conhecer.
    Eu comprei meus bilhetes pela internet/telefone com a Copa Airlines, os hotéis pela internet (separados) e deu tudo certo. As coisas são bem mais organizadas na Colômbia do que imaginamos por aqui. Vai em frente, vc vai gostar. Depois conta as novidades. Boa viagem!

  26. Eduardo Viecelli Says:

    Maravilha de blog!! Estou indo pra lá (Bogotá) em menos de 48hs ! Meilin, também vou passar o carnaval na Colombia (volto dia 16). Nesses 13 dias, vc recomendaria Bogotá, San Andrés (aviao), Cartagena, Barranquilla e Bogotá para pegar o aviao de volta? 4 focos, parece bem para o tempo (há que se considerar os deslocamentos) ?

    Grato, Eduardo

  27. Caio Says:

    Qual certificado de mergulho vc tem? sabe se o NAUI é aceito?

    E os mergulhos, foram caros? Estarei no Aquarium tb… e estava pensando em pegar a mesma empresa que você utilizou.

    Obrigado

Deixe um comentário

