Bailando Tango em Buenos Aires

 

Apesar de ser VIBANA®  (copyright by Viaje na Viagem) de carteirinha, há muito tempo não piso o solo portenho, ou melhor, não risco os pisos milongueros porteños con mis tacones. Eu explico: minha grande paixão na cidade hermana é o tango, eu costumava ir todo ano na primavera para bailar uns tanguitos legítimos.  Aí meu joelho enguiçou e os pés deram defeito, em solidariedade ao joelho. Eu costumava dançar CINCO HORAS SEGUIDAS.  No fim da noite, tinha salmoura para os pés no hotel…ou você conhece mais alguém que leve BACIA e SAL GROSSO em viagens internacionais?

Depois de muitos pedidos, resolvi fazer um post só pra falar de tango aqui no blog, e para isso contei com o depoimento super fresquinho da minha amiguinha de traspié, Maria Elisa Vasconcelos, que vai pelo menos duas vezes por ano a Buenos Aires fiscalizar as milongas.  Ela conta:

Para mim Buenos Aires só é interessante por causa do tango.  No Brasil há diversas cidades mais interessantes, mas não conseguem atrair tantos turistas quanto Buenos Aires.   Eles conseguiram criar toda uma mística do tango, com shows e diversas lojas dedicadas exclusivamente ao turismo tangueiro.  Vem gente do mundo inteiro atraída pelo tango. Já nós, brasileiros, só conseguimos atrair um grande número de turistas no carnaval.  Apesar de a Bossa Nova e outros estilos de samba serem apreciados mundialmente, não conseguimos desenvolver atrações culturais e musicais ao longo de todo o ano.

É claro que, para o brasileiro que vai pela primeira vez a Bs As (é assim que os portenhos se referem a sua cidade), por apenas 3 ou 4 noites, é interessante  assistir um daqueles shows de tango preparados para turistas, porque são realmente bem produzidos (um pouco como show de samba no Brasil).  Mas são caros e geralmente incluem um jantar bem caro também.  A comida é sempre boa em Bs As, tanto num barzinho barato quanto numa casa de shows, mas só vale a pena pagar uma “cena-show de tango” se você não tiver tempo para escolher /comer em nenhum outro lugar.

Se você tiver um pouco mais de tempo para aproveitar em Bs As, além dos grandes shows para turistas como El Viejo Almacén ou Señor Tango, muitas vezes há também espetáculos em teatros e pequenas casas noturnas, mais baratos e freqüentados pelos próprios portenhos, como o Bar Sur …

Bar  Sur – Estados Unidos 299 – (11) 4362 6086

…ou o Café Tortoni, que tem shows muito simpáticos…

Café Tortoni – Av. de Mayo, 829 – (11)4342-4328

…mas é necessário pesquisar um pouco nos jornais e sites especializados.

O mais interessante mesmo, para o meu gosto, é dançar nos bailes de tango (milongas) freqüentadas por portenhos tangueiros e alguns estrangeiros aficcionados.  É claro que é necessário aprender a dançar um pouco de tango antes de se arriscar, mas sempre recomendo aos meus amigos, porque é divertido ir a uma milonga mesmo para quem não sabe dançar, nem que seja por apenas uma hora, para tomar uma bebida e apreciar um ambiente autenticamente portenho.

Há sites com todos endereços, telefones e horários das milongas e aulas de tango em Bs As:

www.buenosairesmilongas.com

www.puntotango.com.ar

www.abctango.com.ar

www.eltangauta.com

Para aulas de tango, sem dúvida o melhor é a Escuela Argentina de Tango, com sede no Centro Cultural Borges, ao lado de Galerias Pacífico e filiais na Recoleta e em Rodriguez Peña – veja a programação em  ww.eatango.org

Nos locais das milongas (bailinhos), muitas vezes há também uma aula, 1h ou 1:30h antes de a milonga começar.  Pode ser interessante tentar, mas geralmente é difícil aprender algo em tão pouco tempo. A não ser que você possa ficar um mês ou mais por lá, como fazem muitos europeus e japoneses, dedicando-se exclusivamente ao tango.

Se você quiser apenas conhecer uma milonga bem típica, recomendo as do happy hours no centro da cidade, para onde vão os portenhos depois do trabalho.  Aliás, algumas começam às 3 ou 4 horas da tarde, quando chegam os aposentados; um pouco mais tarde chega a turma de quarenta ou cinqüenta anos, quase sempre sós.  Mas não são locais para paquera, vão para dançar e quase todos já se conhecem.  Eu gosto muito de ir sozinha a estas milongas, pois sempre há muitos cavalheiros que me convidam para dançar.

No final de tarde (sempre é bom telefonar ou verificar os dias e horários na Internet), recomendo:

Confiteria Ideal (cenário de muitos filmes de tango) – Suipacha 384 – tel 15-41599769, 52658069

Confeitaria Ideal

Nuevo Salón Argentina – Bartholomé Mitre 1759 – tel  43716767

Nuevo Chiqué em Casa de Galícia – San Jose 224 – 1º piso – tel 15-50079517 (neste os homens sentam de um lado do salão, as mulheres do outro e os casais ao fundo, junto à janela, para que todos saibam quem está disponível)

Salón Canning (4ª feira e domingo) – Scalabrini Ortiz 1331 – tel 4832-6753, 15-36040714

El Beso (3ª  e 5ª feira das 18:00 à 01:00) – Riobamba 416 – 4938-8108, 4953-2794

Há um detalhe: para convidar uma dama para dançar existe a “mirada” e o “cabeceo”.   Os cavalheiros não se arriscam a ir até a mesa da mulher e convidá-la, convidam de longe com o olhar (a mirada) e um pequeno movimento de cabeça (o cabeceo); se ela confirmar com o gesto de sim com a cabeça, aí sim, ambos se levantam.  Portanto, se você não quer se arriscar a dançar, basta ficar com cara de paisagem, não acenar nem responder a nenhuma “mirada” ou “cabeceo”.  Também é interessante entender um pouquinho do Lunfardo, a gíria  deles, que normalmente inverte as sílabas das palavras, transformando o TAN-GO em GO-TÁN.  Mas é divertido observar os movimentos do pessoal, como põem óculos para buscar um par e depois tiram para dançar de rosto coladinho…  Ah, e o tango de salão é bem mais simples que nos shows e é sempre dançado juntinho.

Também há bailes à noite, é claro, alguns até 4h da manhã. Pode ser nos endereços já indicados acima ou em vários outros lugares da cidade, principalmente nas sextas e sábados.  Algumas vezes há música ao vivo (é necessário pesquisar exatamente em que dia) – a Orquestra Collor Tango é imperdível – mas há outras pequenas e boas orquestras de tango. À noite os figurinos dos bailarinos costuma ser mais elegante e interessante. 

Na recepção dos bailinhos geralmente há revistas especializadas – distribuição gratuita -, com agenda completa e vários anúncios tangueiros e alguns folhetos, para divulgar a programação dos próximos dias.

Há características especiais de algumas milongas: “milongas de pareja” (só vão casais, principalmente aos sábados), algumas mais freqüentadas por jovens (por exemplo as organizadas pelo grupo Parakultural, em diversos endereços), há até milongas gays!!!  Nem sempre é fácil identificar o nicho específico da milonga em menos de 15 minutos.  De qualquer forma, jamais haverá perigo ou falta de segurança num local onde se dança tango – todas mulheres deixam suas bolsas abandonadas sobre as mesas e vão dançar de olhos fechados!

Nas noites de 2ª feira, às 21h (antes tem aulinha), recomendo especialmente o Club Gricel – La Rioja 1180 – tel 49577157 e 49578398. Para mim, é o melhor piso para dançar em Bs As, 2ª feira é mais animado mas há bailes em outras noites também.

Euzinha me esbaldando, no período paleozóico

Nas noites de 5ª feira, o mais tradicional: Niño Bien no belo salão do Clube Región Leonesa – Humberto Primo 1462 – tel 15-41478687, 15-51087567 e 43057310. Neste salão também há bailes sextas e sábados à tarde.

Beatriz Toledano, figura clássica do Niño Bien

Nas noites de quinta, sexta e sábado, há um local mais eclético, com música de vários estilos, incluindo o tango, a salsa e a chacarera (é a quadrilha saojoanina deles), muitos jovens e turistas – La Viruta, no Centro Armenio – Armenia 1366 – Palermo – tel.47746357 e 47790030. 

Neste ambiente mais misturado, porém, não recomendo largar a bolsa abandonada na mesa para dançar de olhinhos fechados!

Bom proveito.

Obs – VIBANA: Viciados em Buenos Aires Não-Anônimos.  Criação coletiva da Mô Gribel, Sylvia e Carla Portilho, ótimas referências para informações Bonairinas.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

56 Respostas to “Bailando Tango em Buenos Aires”

  1. Riq Says:

    Vou linkar, claro! Utilidad pública piba! Me aguarde 🙂

  2. Marcie Says:

    Deveria haver uma lei que impedisse certas pessoas de publicar, justamente quando está batendo uma saudade imensa de terras porteñas, certos artigos sobre Buenos Aires….Humpf! 😉

  3. Carmen Says:

    Boas pernas, Meilin!!!

  4. Meilin Says:

    Uêba, Riq, tks 😀

    Ah, Marcie, não ralha não, bora fazer uma ConVnVenção lá…em 2012 😉

    Gracias, Carmen 😳

  5. Helena Wester Says:

    Adorei as dicas. Super valiosas.Não conhecia Buenos Aires descrita tão elegantemente neste blog. Parabéns minha querida poeta e amiga Meilin.

  6. Sylvia Says:

    Gurias , está demais este post !
    Não sou muito ligada em tango, mas vou conferir no minimo dois destes aí desta super lista .
    Gracias !!!

  7. Arthur Says:

    Meilin, trata logo esse joelho com alguma acupuntura, ultrassom, cirurgia, pai de santo ou reza braba para voltar a conferir pessoalmente as milongas!

    Bjs!
    Arthur

  8. Carla Says:

    Que post sensacional! Taí uma Bs.As. que eu não conheço, mas morro de vontade de experimentar – com direito a aulinhas, então… 😉

  9. Meilin Says:

    Obrigada pela visita, Helena 🙂
    Sylvia, depois vc me conta se as informações são pertinentes 😉
    Arthur, das opções acima só me faltam a cirurgia e a reza braba 😳
    Carlinha, dançar com um legítimo baillarin compadrito…não tem preço !!!

  10. Andressa Says:

    Vim direcionada do Viaje na Viagem e amei as informações!!
    Vou pela primeira vez a Bs.As. em setembro e já tinha desistido desses tangos hollywodianos, mas só tinha em mente o Bar Sur.. agora estou recheada de opções… só falta aprender mesmo!!rsss..

  11. Meilin Says:

    Que bom, Andressa, você vai gostar das milongas, elas são mais autênticas que os shows turísticos. Boa viagem 😉

  12. Milevo Says:

    Meilin,

    Muito completo o seu post sobre Tango! O Tango é muito mais do que uma dança, por todo o ritual que está diretamente ligado à cultura argentina.

    Além de outras dicas de shows de Tango para você arriscar umas aulinhas, você encontrará muitas dicas de lugares para visitar no Milevo, a nova rede social de viagens que lançará em breve.

    Esperamos você lá!

    Equipe Milevo.
    @milevocom

  13. Gabriel Says:

    Olá Meilin, tudo bem? Por favor, poderia me fornecer seu email para contato? Obrigado!

  14. Meilin Says:

    Oi, Gabriel, pode mandar para meyguia at uol com br

  15. Henry Says:

    Nunca duvidei que tivesse potencial, mas também nunca tinha lido nada da Maria Elisa.
    Se mostrou ótima resenhista! Parabéns.
    Podemos constatar que é um lugar maravilhoso. Pena que tenha tantos argentinos por lá…
    Beijos para as duas “quase Hermanas” (ninguém é perfeito)

  16. Bailando Tango em Buenos Aires « Dança Catarina Says:

    […] melhores e mais confiáveis endereços do gênero na web), encontrei uma indicação para o blog Pergaminho Eletrônico e de lá trouxe uma matéria muito bacana que com certeza vai interessar principalmente aos que […]

  17. Neville Fusco Says:

    Olá Meilin!
    Olá Maria Elisa!
    Navegando pelo Viaje na Viagem ( que adoro!) cheguei aqui neste post maravilhoso sobre Bs As. Como tenho um blog sobre dança de salão (www.dancacatarina.com), não pude deixar de linkar este super post no meu blog, pois tenho certeza que meus leitores dançantes vão adorar e achar muito útil.
    Parabéns!!

  18. Meilin Says:

    Seja bem vindo, Neville 🙂

  19. Sara Says:

    Gostaria de citar também “La Glorieta”, uma milonga ao ar livre, num coreto de uma praça em Barrancas de Belgrano. Ela só acontece aos finais de semana….

  20. Meilin Says:

    Boa dica, Sara, Obrigada 🙂

  21. Buenos Aires: roteiro básico « Cadernos de Viagem Says:

    […] – para quem gosta de tango, visitar o Museo Carlos Gardel, perto do shopping Abasto e ir a alguma milonga. Mesmo se não for dançar, dá para assistir à dança de um jeito mais autêntico que nos shows. (ótimas dicas aqui); […]

  22. Claudia Says:

    Meilin, adorei seu post sobre Bs. Eu estive la varias vezes e simplesmente amei aquele ar de milongas em todo canto da cidade. A ultima vez que estive por la fui a Esquina Carlos Gardel e gostei muito, alem do jantar ser fantastico, o show impressiona pela qualidade e sequencia historica da evolucao do tango ate chegar ao eletrotango.
    http://sanzovo.wordpress.com

  23. Natalie Marvila Says:

    Meilin, saudades de você e do seu sotaque carioca 🙂

    É só ficar um tempinho sem passar por aqui e você sai publicando um post tão legal assim?

    Parabéns pela super seleção de tangos!

    Se eu contar que quando fui para Bs.As. fui ao Señor Tango e não gostei nadica do que vi, serei julgada? 😛 (Fui em uma fase muito remota e distante onde eu não conhecia ninguém da turminha do VnV)

    Fazer o que, né? Quem nunca caiu em uma atração pega turista?

    Beijos e melhoras para o seu joelho 🙂

  24. Janira Says:

    Meilin! Esse post sobre tango é de utilidade pública! Eu fui em dois em Buenos: o Sabor a Tango (aquele esquema mais turistão: jantar, palco grande, cenário, troca de roupas) e o Café Tortoni, bem mais simples. Por fim, eu gostei mais do último, mais intimista, o tango mais simples, sem muita firula… Mas são shows tão diferentes que fica até difícil comparar… Marquei tanto, mas acabei não conseguindo ir em uma milonga! Da próxima vez, não perderei de jeito nenhum! Seu blog é ótimo! Um abraço!

  25. Carlos Says:

    Hola Meilin, soy Carlos de Venezuela.

    Que lastima que no conocí tu blog antes de ir a Rio, está lleno de datos interesantes, para la próxima me monto en el bote!

    Por favor, dile a Carlota que no deje de escribirme, que al final yo no recibí su SMS.

    Besos

  26. Meilin Says:

    Janira, obrigada pela força, o importante é você curtir o passeio, tanto faz se o show é turistão ou mais roots. Um abraço procê 😉
    Carlos, que buena visita! Voy decir a Carlota que te escriba por email. Besitos y mucha suerte pá ti 🙂

  27. Ludmila Diniz Says:

    Olá,

    Meu nome é Ludmila Diniz, trabalho no departamento de Marketing do site Mundi, buscador de viagens especializado na comparação de preços de passagens aéreas e hotéis em mais de 30.000 destinos ao redor do mundo.

    Gostaríamos de convidar o Pergaminho Eletrônico, a participar do Mundinheiro. O Mundinheiro é o programa de afiliados que paga o maior valor por clique do segmento (R$ 0,25 no Clique Hospedagem, R$ 0,15 no Clique Passagem), além de ser possível ganhar pelos dois tipos de clique de uma só vez.

    Dispomos de ferramentas exclusivas e de fácil personalização, que se encaixam em qualquer tipo de conteúdo e agregam ainda mais valor ao site do afiliado.

    Para saber mais acesse o link http://www.mundinheiro.com.br/

    Aguardamos o contato e estamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Ludmila Diniz
    Equipe Mundinheiro

  28. tripr3 Says:

    Gostei muito do seu blog!
    Oi! Vi que o seu blog também fala sobre viagens, turismo e achei super interessante! Gostaria de te convidar para conhecer o nosso blog, o Trip R3 (www.tripr3.wordpress.com) e se gostar, nos adicionar no seu blogroll. Aliás, já tomei a liberdade de adicionar o seu blog em nossa lista 😉
    Abraços,
    Sol.

  29. João Calvino Says:

    Foi no La Viruta que eu passei a noite mais incrível de Buenos Aires, primeiro vendo autênticos argentinos dançando verdadeiro tango e depois, quando eu mesmo e minha querida arriscamos nossos próprios tímidos passos. Uma noite inesquecível que acabou às 5 da manhã, com gosto de quero mais.

  30. helo Says:

    Oi Meilin, perdi o meu celular hoje, dia 27…buá, buá….mandei email para a Carlota….queria ter encontrado com as irmas super poderosas hoje…será que vcs vão ler este email enguanto ainda estiver no rio? Se nao, fica desde já aqui registrado meu voto de que 2011 seja para la de especial para vcs!

  31. Carmen Says:

    Sim, la vida es una milonga…

    Feliz 2011!!!

  32. Mel Says:

    Desculpe, mas não achei outro local para postar esse assunto.

    Vi que seu excelente blog está no Blogroll do Blog Aquela Passagem e então resolvi solicitar que dê sua opinião sobre esse post:

    http://www.aquelapassagem.com.br/lobo-em-pele-de-cordeiro-sobe-na-vida-apoiando-se-sobre-o-trabalho-dos-outros-e-fazendo-se-passar-por-expert-do-que-nao-consome-ou-domina-profundamente/

    Não sou dona de blog, mas se eu tivesse no lugar do Rodrigo, eu realmente também estaria muito chateada. Plágio existe, mas tem limite. Estou tentando ajudá-lo, pois por muitas vezes fui ajudada com suas ótimas dicas. Agora não posso deixar que um blog desse nível deixe de existir por falta de ajuda dos seus leitores.

    Se vc puder, por favor, se posicione e vamos levar essa matéria adiante!

    Obrigada.

  33. Garcia Says:

    Excelente resenha. Ótimas dicas.
    Um abração.
    Garcia.

  34. Bob Says:

    Querido Rixie, aqui vamos nós novamente para B.A. Quer dizer, na verdade, uma paradinha em B.A. no sábado a noite – a caminho de Bariloche! Seguimos a sua dica de BARILOCHE SEM NEVE! E vamos aproveitar sábado a noite para ir a uma destas milongas! Estou adorando esse site cheio de anunciantes e links patrocinados!!!!!!!! CONGRATS! Bjao Bob Sua Sempre e Eterna Fã

  35. ANDREA PROFETA QUEIROZ Says:

    Cara, me descobri!!!! Descobri que sou uma VIBANA! kkkkkkkkkkkk, me achei nesse grupo! Muito bom o post! Parabéns!!!

  36. Maria José Rosa Teixeira Says:

    Olá Meilin.
    Vou à Bs As em julho e a Carlota me passou suas dicas sobre a cidade (feitas a algum tempo) e lendo este post sobre tango creio que tenho um ótimo roteiro.
    Quando voltar conto minhas impressões da viagem.
    Abraço,
    Maria José

  37. Marina Says:

    Boas dicas!!! Vou indiciar para os meus passageiros!!!

  38. Maria José Says:

    Olá Meilin.
    Acabo de chegar de BSAs. Estou encantada: com a arquitetura, a dança, a música, as pessoas, o vinho, tudo enfim.
    Todos nos disseram que o melhor seria caminhar “por su propria cuenta” e foi o que fizemos. Andamos até ficar com dor nas pernas e os sapatos gastos. Valeu muito a pena,
    Maria José

  39. thiago Says:

    Olá Meilin!! , meu nome é Thiago Murta, sou webmaster do http://www.passagensaereasfacil.com.br. Sou um admirador do seu blog há tempos, e foi até uma das minhas inspirações para criar o meu blog. Gosto muito de ver suas atualizações e seu conteúdo!

    Gostaria se possível de ter meu link Passagens Aéreas Fácil no seu blogroll … Seria possível ? Desde já agradeço!

  40. Verônica Says:

    Olá, tudo bem?

    Gostei muito do conteúdo do seu blog, gostaria de enviar uma proposta de artigo, caso tenha interesse por favor entre em contato pelo meu email.

    Abraços,
    Verônica

  41. Fabio Says:

    Meilin, a propaganda que sua irmã fez do Pergaminho Eletrônico foi semienganosa.

    Os textos são mesmo ótimos, gostosos de ler e super bem escritos (nesse ponto, concordo com ela).

    Só um blog tem postagens com maior frequência.

    Como leitor assíduo, que passei a ser desde hoje, estou cobrando!

    Bj grande.

    Fabio

  42. MeilinMeilin Says:

    Obrigada, Fábio querido, mas o foco hoje está diferente. Prometo postar outros passeios quando voltar a ter tempo pra viver (e passear e blogar). Bjsss

  43. Carmen Says:

    Feliz 2012, Meilin!

  44. Tabata Says:

    Meilin…
    Amei as dicas pra poder ir aprender um pouquinho de tango…
    Na verdade, o que eu queria saber é se é obrigatório nós mulheres estarem de salto para fazer as aulinhas antes. Estou indo sexta e não tenho nenhum salto mais ou menos, só bem altos e finos, e por mais que eu ja dance um pouco e tudo mais, nunca dancei tango e não quero passar vergonha com um salto inadequado. Teria muito problema usar uma bota sem salto, ou uma sapatilha para ir às milongas?

    Obrigada!

  45. Mikix no Mundo » Blog Archive » Uma noite perfeita em Palermo; churrasco e milonga em Buenos Aires Says:

    […] Gostou desse negócio e quer saber mais, passa lá no Pergaminho Eeletronico para saber tudinho [link] window.fbAsyncInit = function() { FB.init({appId: "", status: true, cookie: true, xfbml: true}); […]

  46. Regina Says:

    Olá Meilin
    Que legal te encontrar assim, por aqui, por acaso… rsrsrs
    Parabéns pelo blog, bacana!
    Sou Regina, dançarina de tango (carioca) do tempo em que frequentávamos o “Lugar Comum”… lembra?
    Bjk

  47. Eleonora Says:

    Olá Melilin, vou na próxima semana com alguns casais para BsAs. Estamos escolhendo uma milonga para incluir no nosso roteiro. Pensamos na Cofiteria Ideal,mas o site deles é muito confuso. Você sabe dizer se o preço que eles divulgam no site ($100) é só entrada ou se inclui o jantar ?

  48. Uma noite perfeita em Palermo: churrasco e milonga em Buenos Aires - Blog de Viagem - Mikix no Mundo Says:

    […] PS2: Gostou desse negócio e quer saber mais, passa lá no Pergaminho Eeletronico para saber tudinho [link] […]

  49. Tango em Buenos Aires: os shows baratos, os caros e as milongas | Viciada em viajar Says:

    […] Eletrônico – https://pergaminhoeletronico.wordpress.com/2010/07/06/bailando-tango-em-buenos-aires/ Aqui me quedo – […]

  50. Dan Says:

    Parabéns! Gostei muito do seu blog.

    Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma “viajada” por lá… é Muita Viagem! =)

    Muita Viagem – blog com relato de viagens

  51. ROBERTA CRUZ BRAGA Says:

    Olá pessoal,

    vou passar uma única noite em Buenos Aires vindo da Patagônia em direção ao Brasil (de 18 para 19 de fevereiro de 2014). Chegarei no meio da tarde do sábado e partirei ao meio-dia do domingo.

    Me hospedarei no hotel Blue Soho Hotel (Palermo Soho).

    Gostaria de ir a uma churrascaria (La Cabrera) e logo depois também a uma milonga frequentada (pelo menos a maioria) por locais. Gostaria de dançar um pouco. Somos um casal de 40 anos.

    Alguém pode me sugerir o que é melhor nestas circunstâncias?
    Desde já agradeço. Roberta.

  52. El Tangauta - El mundo del tango | The world of Tango Says:

    Muchas gracias Meilin por recomendar nuestros medios!
    Un cordial saludo.
    El Tangauta
    19 años

Deixe um comentário